Biblioteca parque é aberta em lcoaraci

Biblioteca parque é aberta em lcoaraci
DuReis Oliveira

 

Biblioteca funcionará no prédio do chalé Tavares Cardoso, que foi reformado

Após quatro anos desativado por conta de problemas estruturais, o chalé Tavares Cardoso finalmente será entregue à população, nesta quinta-feira (27), pela Prefeitura de Belém, a partir das 18 horas. O prédio que alojou a Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha e o Museu de Artes Populares, no distrito de lcoaraci, vai abrigar o novo conceito de "Biblioteca Parque". O espaço estará aberto ao público das 8h às 14h, de segunda à sexta-feira.

Lídia Albuquerque, diretora da Biblioteca Pública Avertano Rocha - que voltará a funcionar dentro do chalé - explica que o novo projeto da biblioteca deve envolver ainda mais a comunidade de lcoaraci. "Essa é uma nova concepção que o presidente da Fumbel (Fundação Cultural do Município de Belém) trouxe pra gente. Vamos formar um novo sentido de biblioteca até ano que vem. A questão da biblioteca parque é esse processo de integração, então a pessoa

vai tanto poder usar o espaço interno quanto o externo", detalha ela. O espaço contará ainda com serviço de Infocentro e capacitações gratuitas.

Segundo Jorge Pina, diretor de patrimônio da Fumbel, a obra buscou manter os traços originais da arquitetura do prédio, que começou a ser construído por volta de 1870 e foi finalizado por volta de 1912. "O fundamental da reforma foi a

manutenção da fachada como elemento original. A parte interna, com o passar dos anos, perdeu a característica tradicional, mas a parte externa manteve o elemento arquitetônico da arquitetura eclética", explica. A suntuosa fachada recebeu uma reconstituição que manteve a originalidade dos traços históricos da arquitetura, aliada, também, a uma pintura em um tom vivo que ressalta a beleza.

 

agenciabelem

Publicidade