Conselho Federal de Química homenageia Dra. Naiana Lima

" Seja uma eterna criança focada nos fenômenos naturais que sempre terás novidade e felicidade na Química". Esse é o conselho que Naiana Lima, a nossa personagem de hoje, dá para quem quer seguir carreira na área da Química.

Formada em Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Engenharia de Segurança do Trabalho e Mestre em Recursos Hídricos, Naiana tem um laboratório especializado em análises ambientais. Ela tem ampla experiência em análise fisico - química de qualidade do ar, emissões atmosféricas, água potável  e efluentes líquidos.

O seu interesse pela Química começou ainda na escola, mas se apaixonou mesmo durante o curso  de Engenharia Ambiental o quanto a química era essencial para atender as reações  químicas  que ocorrem  ao meio ambiente. " Estudar  Química para mim foi prazeroso e bem natural, sendo a cadeia de carbonos a minha maior paixão", disse.

Segundo a engenheira, ela tem a missão de disseminar o conhecimento da Química  Ambiental e assim  despertar na sociedade  paraense  (academia e gestão pública) a necessidade dos monitoramentos ambientais 

Em relação ao trabalho nesta pandemia, Naiana explica que não foi fácil por conta da adequação às normas de segurança sanitária e aprender a viver com a diminuição dos serviços laboratoriais e com os aumentos  excessivos dos produtos químicos. E nesse ponto ela destaca a importância dos Conselhos Profissionais em defender o exercício ético da profissão