CURSOS LIVRES

CURSOS LIVRES
Ruy Martins

QUAL A IMPORTÂNCIA DOS CURSOS LIVRES PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL?

https://agenciapara.com.br/noticia/23711/?fbclid=IwAR3LPPbqjP5u3BAp1YbWjFdMkuvZGBs8qfbmgcnDH67RxJMSUEp909iH2qw

 

Milhares de pessoas se formam a cada ano em instituições tradicionais no Brasil. Mas, apesar de representar um papel importante na educação, nem sempre o ensino tradicional englobará todas as áreas de conhecimento que despertam interesse no aluno — tanto para o desenvolvimento profissional, quanto para o pessoal.

E é exatamente por isso que buscar outras alternativas, diferentes dos moldes habituais, pode ser uma solução e tanto! Se você quer aprender mais, mas ainda não sabe onde encontrar esse aprendizado, listamos abaixo a importância dos cursos livres. Acompanhe!

 

Ø Enriquecimento de Currículo

Ø Titularidade para Professores

Ø Ascensão de Carreira ou Cargo

Ø Contagem de Carga Horária para Estágio

Ø Título em Concurso Público de Órgão Federais,

Ø Estaduais e/ou Municipais

 

1. Aprimoram e aumentam o repertório

Os cursos livres são formas educacionais acessíveis e menos formais que englobam as mais variadas áreas. Vamos a um exemplo: tem interesse em Informática? É possível encontrar muitos deles voltados para o tema. Ou quer aprender mais sobre Marketing Digital ? Também não é difícil achá-los.

Com isso, queremos dizer que sempre é possível incorporar algo novo em sua vida ou mesmo aperfeiçoar técnicas e conhecimentos com que já se tem intimidade, e, assim, ampliar a sua visão de mundo.

 

2. Promovem atualizações

Você se formou, batalhou para conseguir um emprego e está há alguns anos atuando na área. Essa trajetória pode dar a sensação de estabilidade, porém não se acomode! Mesmo com sua vaga garantida, o mercado continua avançando, e se manter atualizado é uma ótima forma de avançar na mesma direção.

Nesse contexto, os cursos livres têm a vantagem de serem mais curtos e menos burocráticos, e, por isso, podem ter seus conteúdos atualizados mais facilmente. Assim, é possível aprender mais sobre uma nova tendência que ainda não chegou às grades curriculares universitárias, por exemplo.

 

3. Retomam o prazer pelo aprendizado

Frequentar aulas por horas seguidas, repletas de assuntos que não são interessantes para você? Esqueça. Com os cursos livres, o aprendizado está desvinculado da obrigação.

Procure por didáticas que sejam adequadas para você, faça bom uso das plataformas e arquivos sugeridos para estudo e, caso o curso seja online, aproveite a flexibilidade oferecida. Aprender algo novo pode ser muito bom, principalmente aquilo que nos dá prazer, e mergulhar em um assunto de seu interesse pode dar leveza à rotina.

 

Coluna: Ruy Martins

Informática e Tecnologia

 

Fonte: Profissões em TI/ Super Prof/ Cursos Livres / Faculdades e Cursos Profissionalizante

Imagens:Google