Fiz um Pix errado, e agora?
Autor
Ruy MartinsEntenda o que fazer neste caso
Fiz um Pix errado, e agora?
Uma transferência incorreta não pode ser revertida pelo pagante. Por isso, se você fez um Pix errado e sabe quem recebeu o valor, a primeira medida é entrar em contato diretamente com essa pessoa e pedir que ela use a funcionalidade “devolver valor” para resolver o problema. Em algumas instituições, esta função se encontra no próprio extrato do recebimento.
Se você não conhece a pessoa que recebeu o Pix errado, ainda é possível tentar identificá-la por meio da própria chave, se for CPF, e-mail ou celular. Você pode usar essa informação para entrar em contato e solicitar a devolução.
No entanto, se for uma chave aleatória, a identificação é inviável. Aliás, a opção desse tipo de chave existe justamente para garantir ainda mais privacidade ao usuário. Nesse caso, sua última alternativa é entrar em contato com a instituição na qual a chave do beneficiário está cadastrada, informando seu problema de “fiz um Pix errado, e agora?”, pedindo que o banco faça o contato com o destinatário.
Lembre-se de que a instituição não pode conceder a você as informações de seus clientes. Mesmo explicando que você fez o Pix errado, seria uma violação do direito de privacidade desse indivíduo. Por isso, existe a chance de não ser possível recuperar o valor da transação.
Sabendo disso, você precisa tomar ainda mais cuidado na hora de fazer um Pix. Sempre confirme a chave com o beneficiário, verificando juntos se você inseriu as informações corretamente antes de concluir a transação.
Fonte: SERASA ENSINA
https://www.serasa.com.br/ensina/te-ajuda/fiz-um-pix-errado-e-agora-entenda-o-que-fazer/?gclid=Cj0KCQjw5JSLBhCxARIsAHgO2SeHCc0Zlhaoem7C546hqwB7RDWsQHIuTPqqBmmBxdK_VtEr6S01KjYaArYWEALw_wcB