GUERRA DOS APLICATIVOS
Ruy Martins

Após críticas, WhatsApp adia prazo para público revisar novos termos. O WhatsApp disse ainda que há muita desinformação a respeito da mudança e reforçou que o Facebook não terá acesso às mensagens e dados sigilosos de usuários após a mudança nos termos. "O que você compartilha com seus amigos e família fica entre vocês", diz a empresa. Além disso, o WhatsApp diz que "ninguém terá sua conta suspensa ou apagada em 8 de fevereiro", em referência ao fato de que quem não concordar com os novos termos será impedido de usar o aplicativo. O que mudou, nesse sentido, foi a data máxima para as pessoas decidirem se concordam ou não com a alteração.

 

O primeiro passo para saber se as suas conversas são privadas é verificar se o aplicativo que você usa tem criptografia. Isso significa que só o remetente e o destinatário podem ler o conteúdo dessas conversas. Imagine, por exemplo, que você acessa uma rede wi-fi pública (de um café ou aeroporto) para enviar uma mensagem para algum dos seus contatos.

 

Nesse ponto, aplicativos como WhatsApp, Signal e Telegram são ferramentas seguras, mas algumas diferenças técnicas entre eles podem ser decisivas para quem prioriza a privacidade na rede. "O ponto fraco do WhatsApp é ter seu código todo fechado, e sua maior vantagem é a grande base de usuários. Já o Signal pode ser o mais seguro, pois, além de ser um aplicativo de código aberto (como o Telegram), faz o mesmo com o seu servidor, garantindo assim mais transparência.

 

Principais diferenças entre os aplicativos

 

Whatsapp Vantagens: é o aplicativo de troca de mensagens mais usado no país e tem criptografia de fábrica de ponta a ponta. Permite fazer chamadas telefônicas ou em vídeo.

 

Desvantagens: não tem o código aberto, o que significa que não há auditorias externas e independentes. Já foi alvo de decisões judiciais que tiraram o serviço do ar, deixando milhões de brasileiros na mão como já ocorreu mais de uma vez.

 

Signal Vantagens: além de ser criptografado de ponta a ponta, tem código aberto, o que permite que o sistema de segurança seja testado por auditorias externas e independentes. Outro ponto interessante é que ele tem uma configuração que, quando ativada, apaga o conteúdo das mensagens automaticamente após a leitura. Também é possível iniciar uma conversa sem que seja necessário adicionar o contato. Para isso, basta fazer uma busca pelo número de telefone.

 

Desvantagens: é desconhecido para muita gente, não tem tantos recursos como o Telegram e essa história de apagar as mensagens após a leitura pode ser Um problema para o usuário acessar o histórico.

 

 

Telegram Vantagens: É bem conhecido no Brasil e costuma ser a primeira alternativa quando o concorrente sai do ar. Oferece mais recursos nos chats e tem criptografia, como os demais. A primeira camada de segurança (criptografia cliente-servidor) é usada nos chats privados e em grupo. Isso garante que a mensagem trocada só pode ser vista por quem enviou ou pelo destinatário, e as informações criptografadas circulam pelo sistema em nuvem da plataforma. No caso do chats secretos, o Telegram adiciona uma camada de proteção (é a chamada criptografia cliente-cliente). O recurso precisa ser habilitado e, ao contrário do do primeiro caso, a mensagem não passa pela nuvem da empresa. Por isso, se alguém enviar uma mensagem e apagá-la, ela some do dispositivo do destinatário. No chat secreto, você é avisado toda vez que alguém faz um print da conversa.

Desvantagens: oferece uma opção extra de conversa criptografada, mas é preciso ativar o recurso nas configurações do aplicativo ("chat secreto"). Outro ponto contra, dizem os especialistas, é que ele armazena seus dados em servidores fora do país, o que faz muita gente desconfiar da segurança desses bancos de dados.

 

 

Dicas importantes para garantir a sua privacidade, acesse o Site dos aplicativos abaixo.

 

Whatsapp

https://www.whatsapp.com/safety/?lang=pt_br

 

Signal

https://support.signal.org/hc/pt-br

 

Telegram

https://telegram.org/faq/br

 

 

Coluna: Ruy Martins

Informática e Tecnologia 

Fonte: Sites Segurança Digital

Imagens:Google

Galeria: GUERRA DOS APLICATIVOS
GUERRA DOS APLICATIVOS
GUERRA DOS APLICATIVOS
GUERRA DOS APLICATIVOS
×

Comentários