IDEC - Direito do consumidor (Black Friday 2022)

Uma febre no Brasil desde 2010, a Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro para aumentar a saída dos produtos e renovar os estoques para o Natal. Para evitar enrascadas, é importante controlar a ansiedade frente às "megaliquidações" e preços aparentemente baixos. Nesse especial, orientamos sobre alguns cuidados a se tomar antes de comprar, além de esclarecermos sobre direitos na pós compra que podem ser úteis caso você tenha problemas.

 

Promoções enviadas por e-mail: tome cuidado

 

Com o aproximar da data, provavelmente, você irá receber diversos e-mails com ofertas imperdíveis. Antes de clicar, desconfie. Você pode ser uma vítima de fraude.

Golpistas aproveitam do aumento das transações para ludibriar consumidores. Sendo assim, preste muita atenção ao remetente. Os ataques de phishing - crime em que os internautas são convencidos a revelar informações pessoais, como senhas e dados de cartão de crédito -  costumam fraudar o internauta, utilizando e-mails inexistentes e domínios que embora pareçam com o original não têm relação com a empresa da suposta oferta.

Além disso, preços muito abaixo da média praticada também são indícios de fraude. Fique atento.

 

 

Site Idec: https://idec.org.br/ 

Planejamento, pesquisa e segurança são algumas das dicas para aproveitar a data com consciência sem cair em enrascadas: Link da materia  Cuidados que você deve tomar

 

Muitos comerciantes utilizam a data de superpromoções para enrolar consumidores e descumprem o CDC: Link da materia  Direitos na hora da compra 

 

Prazo de entrega, cancelamento da compra, política de troca e direito de arrependimento são as principais dificuldades relatadas durante a data de megapromoções: Link da materia   Veja como resolver problemas  

 

Site seguro

 

Outro cuidado importante, principalmente se a compra for feita pela internet, é pesquisar a idoneidade da loja. 

Certifique-se de que a empresa existe, verificando se possui endereço físico e canal de relacionamento com o consumidor. Também é importante acessar o histórico de reclamações no Procon de seu município e no site consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça, para verificar a reputação da loja.

Outra boa dica é consultar a lista do Procon, com cerca de 500 sites que devem ser evitados. Além disso, ao acessar o endereço eletrônico, verifique se aparece um cadeado no canto esquerdo da barra de busca. Caso esteja visível, provavelmente a loja é segura.

Link de Sites suspeitos: Evite esses Sites  

 

Coluna Ruy Martins 

Fonte: Idec Brasil


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