Os contemplados do residencial Portal Tenoné assinam contratos com a prefeitura

Os contemplados do residencial Portal Tenoné assinam contratos com a prefeitura

Desde que teve início no ano de 2013, o Programa Viver Belém - Minha Casa Minha Vida, já construiu cerca de 10 mil unidades habitacionais localizadas em bairros da capital paraense

HABITAÇÃO

Prefeitura de Belém assina contratos com contemplados no residencial Portal do Tenoné

Os contemplados do residencial Portal Tenoné assinam contratos com a prefeitura


A dona de casa Glória Angelim, não conteve as lágrimas, quando a filha dela, Renata Angelim da Costa, foi chamada para assinar o contrato do apartamento. Baixar Foto Foto: Tássia Barros - Comus
“Há direitos e deveres com as unidades, mas o principal é que depois que vocês receberem as chaves, têm 30 dias para ocupar o imóvel", disse Maikenn Souza, secretário da Sehab. Baixar Foto Foto: Tássia Barros - Comus
PreviousNext
12/02/2019 15:53

A dona de casa Glória Angelim, de 49 anos, não conteve as lágrimas, quando a filha dela, Renata Angelim da Costa, deficiente auditiva, foi chamada para assinar o contrato do apartamento localizado no residencial Portal do Tenoné, o quarto que será entregue aos moradores pela Prefeitura de Belém, dentro do programa “Viver Belém - Minha Casa Minha Vida”. As assinaturas foram feitas na manhã desta terça-feira, 12, no auditório do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (Ciic), com a presença do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho.

Acompanhada da filha Renata, que estava com o filho Davi, de 2 anos, dona Glória falou da felicidade de ver um sonho realizado. “É uma felicidade que nem dá para descrever. É o sonho da minha filha e o meu que estão sendo realizados. Já fomos fazer a vistoria e gostamos de tudo o que tem no apartamento. Com economia no pagamento do aluguel vai dar para comprar outras coisas, como uma alimentação melhor. Preciso muito agradecer à Prefeitura e à Secretaria de Habitação”, disse a dona de casa, muito emocionada.

O residencial Portal do Tenoné, localizado na rua das Laranjeiras, no bairro do Tenoné, possui 304 apartamentos distribuídos em 19 blocos, com quatro andares, cada, com sala e cozinha conjugadas, dois quartos, banheiro e área de serviço, como estabelece o padrão dessa faixa. As unidades são da faixa 1, isto é, para pessoas com renda até R$ 1.800,00.

Residencial - O novo conjunto possui uma quadra de esportes em areia, playground e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O abastecimento de água é feito por meio de duas cisternas que recebem água da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). Cada um dos blocos tem uma bomba elétrica e reservatório elevado que abastecem os apartamentos. As ruas internas têm revestimento de asfalto, o estacionamento é rotativo e há também um Centro Social para os moradores.

Para o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, melhor do que ver o sonho dos moradores ser realizado é saber que todos estão dentro da lei. “Estou feliz em ver que todos aqui estão dentro da legislação da moradia. Nunca houve apadrinhamento, ninguém foi privilegiado e todos passaram por todos os trâmites previstos, inscrição e sorteio. Isso nos dá tranquilidade em saber que quem está aqui precisa e merece ter sua casa própria”, destacou o prefeito.

“Minha alegria é perceber as histórias de lutas e vitórias que agora alcançam o sucesso com essas moradias. Peço que todos cuidem com muito carinho desse novo lar, com novos vizinhos, que haja muita fraternidade entre todos, e que conservem a qualidade do residencial e a limpeza urbana, no que serão ajudados pela Prefeitura de Belém”, complementou Zenaldo.

Informações - O titular da Secretaria de Habitação (Sehab), Maikenn Souza, repassou algumas informações aos contemplados. “Há direitos e deveres com as unidades, mas o principal é que depois que vocês receberem as chaves, têm 30 dias para ocupar o imóvel. Esse espaço não pode ser vendido, nem alugado durante dez anos, não pode ser descaracterizado, mas pode ser gradeado”, relembrou o secretário.

Após a assinatura dos contratos, a documentação é enviada pela Sehab ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) - antigo Ministério das Cidades -, em Brasília (DF), que os analisa e programa a entrega das chaves aos novos proprietários, o que ocorrerá em breve.

A senhora Kátia Souza Costa, de 53 anos, que já morou pagando aluguel em Icoaraci e no bairro do Mangueirão, exibia com orgulho o contrato que assinou. “Esperei por alguns anos por esse momento, desde que me inscrevi no programa. É uma felicidade indescritível, porque pagar aluguel é uma despesa muito grande. Agora, vou pagar por um imóvel que é meu e só tenho a agradecer por isso”, disse Kátia, que vai morar no local com o único filho e a família dele.

Desde que teve início no ano de 2013, o programa Viver Belém - Minha Casa Minha Vida, financiado pela Caixa Econômica Federal, já construiu cerca de 10 mil unidades habitacionais localizadas em bairros da capital paraense. A Prefeitura de Belém abriu mão da cobrança de impostos municipais como ISS, IPTU e TLPL e assim esse programa federal pode chegar a Belém. Os residenciais dos quais ainda serão assinados os contratos são Quinta dos Paricás, Tenoné I e Tenoné II. Quem precisar de orientações e tiver dúvidas sobre a entrega dos imóveis deve se dirigir à sede da Sehab, que fica localizada na avenida Pedro Miranda, 2494, na equina da travessa Alferes Costa, no bairro da Pedreira.

Escritura - Durante a cerimônia de assinatura dos contratos, a Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), fez a entrega da escritura da sede própria aos membros da Associação dos Moradores do Residencial Primavera, primeiro empreendimento do programa Viver Belém - Minha Casa Minha Vida, que foi entregue pela administração municipal em junho de 2017.

“Essa é a primeira de outras escrituras de sedes de associação de moradores que esperamos entregar no futuro. Juntem-se, organizem-se e façam um bom trabalho. Vocês são o elo entre os residenciais e a Prefeitura de Belém”, aconselhou Zenaldo Coutinho.

Texto:
Dedé Mesquita


Compartilhar:

Comentários: