Reflexão sobre o Evangelho de Mc 6,1-6, do Dia 5 fev

Reflexão sobre o Evangelho de Mc 6,1-6, do Dia 5 fev

Evangelho (Mc 6,1-6) — Aleluia, Aleluia, Aleluia. — Minhas ovelhas escutam minha voz; eu as conheço e as me seguem. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 1 Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. 2 Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: "De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? 3 Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?' E ficaram escandalizados por causa dele. 4 Jesus lhes dizia: "Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares". 5 E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. 6 E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

Reflexão sobre o Evangelho de Mc 6,1-6

No Evangelho de hoje, vemos Jesus retornando à sua terra natal, Nazaré, acompanhado de seus discípulos. Ele ensina na sinagoga, e sua sabedoria impressiona a todos. No entanto, ao invés de acolherem sua mensagem com fé, os conterrâneos de Jesus se escandalizam, pois o conhecem apenas como "o carpinteiro, filho de Maria". A familiaridade com Jesus os impede de reconhecer sua verdadeira identidade e missão.

Essa passagem nos convida a refletir sobre como muitas vezes deixamos de reconhecer a ação de Deus em nossa vida por estarmos presos a preconceitos ou expectativas humanas. O povo de Nazaré viu Jesus crescer e, por isso, não conseguiu enxergá-lo além da sua humanidade. Assim também acontece conosco: podemos nos tornar cegos às manifestações de Deus em pessoas e situações do nosso dia a dia.

Jesus afirma que "um profeta só não é estimado em sua pátria", mostrando que a falta de fé impede a realização de grandes obras. O Evangelho nos ensina que Deus age onde há acolhida e fé. Quando fechamos nosso coração, limitamos as bênçãos que Ele deseja nos conceder.

Que possamos pedir a Deus um coração aberto, capaz de reconhecer sua presença em nossa vida e na vida daqueles que nos cercam. Que não sejamos como os habitantes de Nazaré, mas sim como aqueles que, com humildade e fé, permitem que Jesus realize milagres em sua caminhada.

Senhor, aumenta a nossa fé para que possamos reconhecer a tua presença e ação em nossa vida. Amém!


Compartilhar:

Comentários: