logo
Portal Icoaraci
Portal Icoaraci

Galeria De Imagens

Descrição
DousReis

Santuário São João Batista

Situada na Vila Sorriso, Distrito de Icoaraci, fundada em 1935 com a dedicação de grandes religiosos somada a força e a fé do povo Icoaraciense.

Incrível como uma experiência de fé do passado tornou-se a experiência de fé de milhões de pessoas; como um achado de uma pequena imagem religiosa, se tornaria o achado dessa multidão de fiéis; como uma pequena ermida erguida num terreno alagado por causa dos igarapés, se tornaria num majestoso e imponente santuário, tornando-se uma joia cravada no coração da Amazônia; surpreende ainda, perceber que a fé de um povoado, a décadas atrás, se tornaria a fé que ultrapassaria os limites territoriais do Estado, ganhando o coração de muitos fiéis em outras partes do Brasil.

O Círio tem essa força transformadora e revitalizadora; gosto de pensar que nesta manifestação de fé tem um duplo efeito, e suponho que este sentimento deva ser o de tantos milhares que tomam as ruas num testemunho de amor a Virgem de Nazaré. O duplo efeito do Círio pode ser expresso pela sua retroatividade, ou seja, o Círio nos leva para o passado, para as raízes dessa fé, para as experiências que durante esses mais de duzentos anos vem alicerçando a vida de tantos fieis; é retroativo por que nos “faz voltar no tempo e ser menino”, como diz uma das canções entoadas neste período. 

Paróquia São João Batista  e Nossa Senhora das Graças

É a 11ª paróquia da Arquidiocese de Belém, criada em 12 de janeiro de 1935 por Dom Antônio de Almeida Lustosa, 4º Arcebispo de Belém, como Paróquia de São João Batista. Em 25 de novembro de 2002, a pedido do pároco da época, Dom Raimundo Possidônio, Dom Vicente Joaquim Zico determinou a inclusão de Nossa Senhora das Graças como co-padroeira, devido à grande devoção a Nossa Senhora no distrito de Icoaraci. É a única paróquia da Arquidiocese de Belém com dois padroeiros.

Dom Antônio de Almeida Lustosa foi o 4º Arcebispo da Arquidiocese de Belém, atuando de 1931 a 1941, e está no processo de beatificação e canonização. Hoje, 22 de junho, mais uma etapa do processo foi realizada. A próxima etapa é a emissão do Decreto Pontifício pelo Papa Francisco, declarando o reconhecimento do milagre e reconhecendo Dom Lustosa como "Santo".

Região Episcopal São João Batista

A Região de São João Batista foi criada pelo 8º Arcebispo de Belém, Dom Vicente Joaquim Zico, em 09 de novembro de 1999, sendo desmembrada da Região Santa Cruz.

A região conta com um Vigário Episcopal, o padre Adalberto Brandão, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, e possui o Santuário, além de mais 12 paróquias: Área Missionária São Vicente de Paulo, Divina Misericórdia, Jesus Bom Samaritano, Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Outeiro, Nossa Senhora de Fátima - Icoaraci, Nossa Senhora do Livramento, Santa Teresa de Calcutá, Santo Afonso Maria de Ligório, São Francisco das Ilhas - Cotijuba, São Francisco de Assis - Icoaraci, São Francisco de Assis - Tapanã e São José esposo de Maria - Outeiro.




Whatsapp: (91) 98622-0277

Comentários

Compartilhe página: Santuário São João Batista
Quem não é visto, não é lembrado! Anuncie conosco