O GGEOTUR - Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA e a Fundação Escola Bosque Eidorfe Moreira

CONVIDA A TODOS PARA PARTICIPAREM

DO PROJETO DE EXTENSÃO

ROTEIRO GEO-TURÍSTICO

em Icoaraci

DIA 28 DE abril de 2019 (domingo)

às 8h30 

SÁIDA= Pontão do Cruzeiro (orla de Icoaraci)
às 8.30 h

PERCURSO:
1. Pontão do Cruzeiro;
2. Igreja de São Sebastião;
3. Feira de Artesanato;
4. Trapiche e Casario;
5. Mercado;
6. Casa do Poeta e Chalé Tavares Cardoso;
7. Foto SIMA;
8. Estação Pinheiro.

Os Roteiros são caminhadas ao ar livre, orientadas por educadores e educandos no intuito de valorizar a memória, os costumes, as artes e espaços urbanos como Patrimônio histórico-cultural do povo paroara. refazendo os caminhos a partir de pesquisas e diálogos com a memória das comunidades em que estamos inseridos, revivendo e compartilhando olhares no intuito de preservar, conhecer e resignificar crítica e humanisticamente o meio ambiente em que vivemos.

O Roteiro Geoturístico de Icoaraci: Olhares da Memória consiste numa aula passeio por lugares históricos do Patrimônio Material e Imaterial do Distrito de Icoaraci, um ramo local do Projeto de Extensão Roteiros Geoturísticos, da UFPA, coordenado pela Professora Maria Goretti Tavares.

Para compor este Roteiro, além da leitura de trabalhos acadêmicos, discussão dos temas e referências históricas, foram feitas conversas com moradores do lugar:
—Dona Socorro, zeladora da Igreja de São Sebastião, Auda Piani, Ativista e Pesquisadora da área de Patrimônio Imaterial, Salustiano Vilhena, Professor, Ator e Diretor Teatral, Simone e Elvis Machado, Fotógrafos—que compartilharam conosco suas memórias afetivas e vivências na Vila Sorriso, codinome de Icoaraci.

Os monitores são estudantes da Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira (Danielle, Ellen, Pedro e Sara)
e graduandos do Curso de Geografia da Residência Pedagógica da UFPA (Zé Neto, Sílvia, Tarcísio, Lucas, Markus). Foto: divulgação