A Basílica Santuário de Nazaré recebe, no dia 9 de outubro, às 20h, mais uma edição do concerto “Um Canto para Maria”, programação que há 26 anos reúne música e devoção em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. O recital será realizado na sexta-feira que antecede o Círio de Nazaré e terá entrada gratuita.Idealizado pela soprano Patrícia Oliveira, o projeto conta com o apoio do padre Francisco Maria Cavalcante, pároco de Nazaré. Nesta edição, Patrícia estará novamente à frente da apresentação ao lado do padre Cavalcante e do cantor lírico Júnior Oliveira. O acompanhamento musical será feito pelo pianista Humberto Azulay.Crianças e jovens participam do concertoUma das novidades desta edição é a participação de crianças e jovens atendidos por projetos sociais ligados à música.O Coral Padre Vitaliano Maria Vari, formado por integrantes das unidades Casulo, Sorena e São Rafael, dos projetos sociais mantidos pela Basílica Santuário de Nazaré, fará parte da apresentação.



Também participam os Meninos Cantores de Santa Terezinha e os Meninos Percussionistas de Santa Terezinha, grupos que integram o Projeto Social do Preventório de Santa Terezinha.As iniciativas utilizam a música como ferramenta de formação, desenvolvimento de habilidades e fortalecimento de vínculos.Música como instrumento de formaçãoA participação dos grupos sociais coloca crianças e jovens no centro de uma noite que une arte e fé. Além da apresentação, o concerto também dá visibilidade ao trabalho desenvolvido pelas instituições por meio de atividades musicais.Para os projetos, a música é utilizada como instrumento de aprendizado e estímulo a novos talentos, proporcionando aos participantes experiências de convivência e formação.



Quer receber notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!Homenagem à tradição musical da BasílicaO nome do Coral Padre Vitaliano Maria Vari também preserva a memória de um missionário Barnabita que fez parte da história musical da Basílica de Nazaré.O sacerdote foi compositor de canções sacras, deixando um legado associado à tradição musical e religiosa da Basílica.Com 26 anos de história, o “Um Canto para Maria” mantém a proposta de reunir diferentes gerações por meio da música em uma homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, em um dos períodos mais importantes do calendário religioso paraense.SERVIÇOUm Canto para MariaData: 9 de outubro de 2026Horário: 20hLocal: Basílica Santuário de NazaréEntrada: gratuita

Fonte original: https://dol.com.br/noticias/cirio-de-nazare/963143/um-canto-para-maria-reune-musica-e-fe-na-basilica-de-nazare