O dia de votação em Marabá no sudeste paraense começou com intensa movimentação de eleitores logo nas primeiras horas. Com quase 180 mil cidadãos aptos a votar e mais de 660 urnas distribuídas entre a 23ª e a 100ª zonas eleitorais, o pleito apresenta um cenário pacífico e de alta participação popular em locais de grande fluxo, como o Colégio SESI no núcleo Novo Horizonte.Apesar das longas filas, o processo eleitoral ocorre dentro da normalidade. A juíza eleitoral da 23ª Zona Eleitoral (ZE), Dra. Adriana Tristão, afirmou que os contratempos das primeiras horas foram rapidamente solucionados e não impactaram o andamento do pleito.Veja também:Está fora da cidade? Saiba como justificar o votoOnde votar em 2026? Veja como consultar seu local de votaçãoSudeste do Pará vira polo decisivo com 1,2 mi de eleitores"A falta de alguns mesários foi prontamente coberta pela nossa lista de substituição. Tivemos também uma queda de energia na zona rural, mas a Equatorial já direcionou equipes e está providenciando o conserto. Não tivemos nenhuma intercorrência que prejudicasse ou atrasasse a eleição", destacou a magistrada.
O crime do "derrame de santinhos" e as ruas sujasO principal ponto negativo registrado neste domingo não ocorreu nas urnas, mas nas ruas. A prática criminosa conhecida como "voo da madrugada, derrame de santinhos" deixou calçadas e frentes de escolas cobertas por "santinhos" e materiais de campanha.
A juíza Adriana Tristão foi categórica ao lembrar que a tática de última hora, além de gerar custos de limpeza para o município, configura crime eleitoral. "Isso não angaria voto, só serve para sujar a cidade. Caso seja configurado qual partido ou candidato jogou o material, será feito um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e a pessoa será punida por propaganda irregular no dia da eleição", alertou.Dúvidas sobre o local de votação: onde buscar ajuda?A jurisdição eleitoral de Marabá abrange também os municípios próximos, como Bom Jesus do Tocantins e Nova Ipixuna, além de uma vasta zona rural. Para o eleitor que não sabe onde votar ou está perdido em relação à sua seção, a Justiça Eleitoral montou um esquema de apoio.
A orientação é que o cidadão se reporte ao administrador do prédio escolar onde costumava votar, que possui contato direto com o Fórum Eleitoral. Em caso de dúvidas maiores, o eleitor pode comparecer diretamente ao cartório eleitoral para ser orientado. No balanço geral, a Justiça Eleitoral avalia as primeiras horas como um processo transparente, rápido e seguro. (Com apoio de James Oliveira/RBATV)
Fonte original: https://dol.com.br/carajas/cidades/maraba/964573/video-eleicao-em-maraba-tem-filas-intensas-e-derrame-de-santinhos




