Uma operação deflagrada pela Polícia Civil do Pará, por meio da Delegacia Especializada em Conflitos Agrários (DECA) de Marabá e com o apoio da Unidade Integrada de Segurança Pública (UISP) de São Félix, resultou na prisão em flagrante de um negociante de gado e na apreensão de um arsenal de armas de fogo. A detenção ocorreu na última quinta-feira (24), durante o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão expedidos no âmbito de uma investigação sobre fraudes no setor pecuário.Conforme as investigações, o suspeito atuava na captação de bovinos sob o contrato verbal de parceria conhecido popularmente como "meia para". Nesse modelo de negócio, o criador entrega os animais para que o parceiro faça a engorda, e o lucro obtido na venda final é dividido igualmente entre ambos. Contudo, o investigado teria vendido a totalidade do rebanho e retido integralmente os valores sem repassar aos proprietários.Veja também:Casal é morto a tiros dentro de casa em XinguaraHomem é detido com garrucha municiada em Marabá99 gera tensão entre mototaxistas e motoristas em RondonSegundo o delegado Vinícius Cardoso, titular da DECA Marabá, a estimativa do prejuízo financeiro causado às vítimas é expressiva. "Ele vitimou duas pessoas até o momento, que consta nos autos. Uma dessas vítimas teve um prejuízo de mais de R$ 1 milhão, e uma terceira vítima já foi identificada após o desdobramento da operação", explicou o delegado.A ação policial cumpriu mandados em dois locais distintos para localizar as evidências e o suspeito. As buscas começaram na área urbana de Marabá, em uma residência no bairro Cidade Jardim. No local, o investigado não estava presente, mas as buscas foram acompanhadas por sua esposa. No imóvel, as equipes apreenderam duas pistolas calibre 9mm e munições de diversos calibres.



Em seguida, os policiais deslocaram-se até o segundo endereço, localizado na zona rural do município de Bom Jesus do Tocantins. No imóvel rural, o homem foi encontrado e notificado da ordem judicial. Após as buscas nas dependências da propriedade, foram localizadas e apreendidas mais seis armas de fogo: um rifle calibre .17, uma carabina .357, um revólver .357, uma espingarda calibre 12 municiada com 12 cartuchos intactos, e duas outras espingardas, totalizando oito armamentos recolhidos na operação.O titular da DECA detalhou a origem do armamento e o andamento das investigações. "Nós tínhamos informação desse arsenal. Parte desse armamento é registrado em nome do investigado e parte desse armamento é ilegal. Ele foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo. Além disso, aparelhos celulares e notebooks foram apreendidos que irão subsidiar essa investigação", afirmou o delegado Vinícius Cardoso. No local também foram recolhidos documentos e cadernos de anotações com dados de compra, venda e pesagem de bovinos.



Todo o material apreendido foi encaminhado à unidade policial para perícia e autuação. O suspeito teve a prisão em flagrante formalizada e permanece à disposição da Justiça. A Polícia Civil mantém as apurações para identificar possíveis novos lesados. "A Polícia trabalha com o objetivo de levantar todas as circunstâncias desse crime, talvez identificar mais vítimas e ressarcir o prejuízo causado por essa ação", concluiu Vinícius Cardoso.

Fonte original: https://dol.com.br/carajas/noticias/policia/963794/policia-civil-apreende-arsenal-e-prende-negociante-de-gado-no-pa